Cultura
exposição saberes e fazeresA Exposição Saberes e Fazeres na Bahia, oriunda direta do museu digital com o mesmo nome é fruto de uma pesquisa etnográfica (2014-2022) financiada pela Fapesb e Cnpq.
A difusão do Conhecimento através desta Exposição significa um giro na relação com a divulgação do conhecimento, que ainda conserva o bolor do cientificismo. Nesta exposição pretende-se atingir vários públicos que transitam em espaços não apenas restrito ao público acadêmico. Vale ressaltar, o conteúdo estético, ético e crítico construído nesta exposição para difundir o conhecimento pouco valorizado que é o saber fazer da nossa gente, é uma narrativa que busca articular o saber fazer tradicional e o saber fazer digital como nos aponta sankofa, “ Isto é, representa a volta para adquirir conhecimentos do passado e a sabedoria”. Daí, temos em uma das galerias as fotos que nos revelam os atos da feitura da cocada na ambiência familiar, onde temos a reunião de três gerações de mulheres envolvidas neste saber fazer que significa um giro epistemológico descolonial, onde temos os meios de pensar, por meio do fazer.
Na segunda galeria, temos as fotos do egresso do Curso de Jogos Digitais da UNEB, filho desta mesma família, criando o jogo digital da Cocada de Maria, dando o contorno do afrofuturismo e valorizando a tradição em outra linguagem.