Digital

jogo cocada maria

       Esta galeria significa a representação das mulheres da Comunidade do Coqueiro. Gildevan Dias investiu na mulher em carne osso, D. Maria, sua avó, como uma forma de homenageá-la; não em detrimento das demais, mas como uma representatividade das mulheres que domam as suas vidas e segue acreditando na possibilidade de criar seus filhos(as) em sua sabedoria, talvez como uma Griô. Ela, Dona Maria, nos mostrou como a Educação para a Atenção deverá ser difundida não somente em sua Comunidade, mas também, em todas as demais. Ela nos mostra que o saber fazer da cocada merece atenção no campo da saúde, e ela é firme em dizer: Ajudou a sustentar minha família; todos os filhos e filhas aprenderam a fazer cocada, mas há de se tomar cuidado, é muito tempo no fogo e com as costas mal posicionadas.

        O jogo nos mostra toda a cadeia de produção desde os primórdios, no buscar, preparar e comercializar na praia. Ainda falta muito para que possamos fortalecer e valorizar o conhecimento da nossa gente.

        O jogo digital D. Maria nos faz entender a coexistência das tecnologias, possui suas contradições, mas é um passo para fortalecer a série sobre os saberes e fazeres e mostrar para o mundo a belezura e a complexidades das alteridades.

galeria

  OBS: Todas as imagens disponibilizadas nesta galeria possuem autorizações para veiculação.

Seção I

Menu inicial e apresentação das opções do jogo

Seção II

Buscar e catar o coco no solo

Seção III

Voltando para casa com os cocos

Seção IV

Partindo e descascando os cocos

Seção V

Cozinhando e preparando a cocada

Seção VI

Ida para venda na praia